NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

ABPA vê recuperação no 2º semestre, mas exportação de frango segue menor

Globo Rural

Mesmo com o ritmo menor em relação a outubro, as exportações de carne de frango registradas em novembro confirmam a recuperação das vendas externas do setor neste segundo semestre. É o que avalia a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria do setor.

“Apesar de menor em relação ao mês anterior, o desempenho de novembro confirma a recuperação do setor no segundo semestre, cuja média de embarques mensais de 382,2 mil toneladas, é 4,3% superior ao registrado no ano passado”, diz Francisco Turra, presidente da ABPA, em nota da entidade.

Em que pese a avaliação positiva, os resultados dos últimos meses ainda não são suficientes para reverter o cenário registrado ao longo do ano. Só em novembro, o volume embarcado de carne de frango in natura e industrializada caiu 1% (322,1 mil toneladas) e a receita (US$ 527,3 milhões) foi 5% menor na comparação com o mesmo mês em 2017.

No acumulado de janeiro a novembro, os 3,748 milhões de toneladas exportados representaram uma retração de 6,3% no volume em relação ao mesmo período no ano passado. O faturamento dos exportadores foi 10,8% menor, totalizando US$ 5,991 bilhões.