NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

IBGE: situação favorável no campo aponta alta de 2,8% na captação formal no 1° tri

MilkPoint

Nessa terça-feira (14/05), o IBGE divulgou a prévia dos resultados da Pesquisa Trimestral do Leite para o primeiro trimestre dede 2019. A captação formal foi de 6,18 bilhões de litros, contra 6,03 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2018, com crescimento de 2,80%. Já em comparação com o 4º trimestre de 2018, a queda na captação foi de 7,76% - confira a evolução das variações trimestrais anuais no gráfico 1.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

*Dados preliminares. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

Com os preços pagos aos produtores de leite subindo desde janeiro (de R$ 1,23 em dez/18 para R$ 1,49 em abr/19), houve uma melhor remuneração diária ao produtor no período. Ao observar os dados da Receita Menos Custo da Ração (RMCR), na comparação do acumulado dez/18-abr/19 versus dez/17-abr/18, é possível notar um aumento de 32,8% na remuneração, o que incentiva o produtor de leite a aumentar sua produção. Veja o gráfico 2.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea.

Nota: os primeiros resultados das Pesquisas Trimestrais do Leite são dados prévios, divulgados apenas a nível nacional, que podem sofrer alterações até a divulgação oficial dos resultados do trimestre de referência, agendada pelo IBGE para ocorrer em 14/06/19.