NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Previdência: veja mudanças previstas para o produtor

G1, adaptado pela equipe Feed&Food

A reforma da previdência vem gerando inúmeros debates. Em meio às mudanças, o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC), o deputado Samuel Moreira, apresentou nesta quinta-feira (13), um parecer sobre o texto enviado pelo Governo Federal. O documento apresenta alterações em importantes pontos.

Veja como fica:

Proposta do governo: idade mínima de 60 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, com 20 anos de tempo de contribuição parta ambos os sexos.

Texto do relator: idade mínima deve permanecer em 55 anos para mulheres e 60 para homens trabalhadores rurais e para quem exerce atividade economia familiar, incluindo garimpeiro e pescador artesanal. O tempo mínimo de contribuição sobe de 15 anos para 20 anos apenas para homens; no caso das mulheres, são mantidos 15 anos.

O parecer ainda precisa ser votado na comissão antes de seguir para análise do plenário. As datas de votação não foram definidas. Depois de passar pela Câmara, o texto vai ao Senado. Em ambos plenários, serão necessários para a aprovação votos favoráveis de três quintos do total de parlamentares (308 votos na Câmara e 49 no Senado), em dois turnos de votação.