NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Das águas à mesa: avanço da piscicultura em debate

Feed & Food

Entre os dias 17 e 19 de setembro, Foz do Iguaçu (PR) receberá o International Fish Congress (IFC), evento que promete reunir a cadeia do pescado para discutir como tornar o Brasil um grande player mundial. Conforme o presidente do encontro e ex-ministro da pesca (2006-2010), Altemir Gregolin, o local foi escolhido justamente pela relevância que o Estado do Paraná conquistou nos últimos anos, despontando como o maior produtor de peixes no Brasil. “Isso se dá especialmente pelo trabalho realizado nas cooperativas, como Copacol e CVale, verticalizando a cadeia produtiva e tornando-a mais eficiente”, justifica Gregolin.

“Das águas à mesa do consumidor” é o mote do IFC, que tem a expectativa de receber de 700 a mil pessoas. De acordo com o presidente do IFC, a proposta é reunir empresários, produtores, pesquisadores, além de representantes de governos e entidades para discutir estratégias de como tornar o Brasil um grande competidor atuando em um mercado sustentável.

Para isso, a programação reúne um time de especialistas brasileiros e internacionais, que vão conduzir os debates. “Serão 54 conferencistas nacionais e internacionais”, diz e informa: “Em paralelo, teremos o espaço Aqua 4.0 que trará as últimas novidades em inovação tecnológica”. Com o apoio de universidades estaduais e federais do Paraná, o IFC ainda apresentará 116 trabalhos científicos.

Na opinião de Gregolin, é preciso trazer ao setor de pescado a expertise das demais produções de proteína animal brasileiras. “Isso significa investir em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, planejamento, produção de insumos de qualidade, conhecimento dos aquicultores, além de assistência técnica”, resume. Desta forma, ele acredita que a piscicultura poderá competir com outras carnes nos mercados interno e externo.

Este será um dos assuntos debatidos na ampla programação do International Fish Congress. Para mais informações sobre o evento, programação e inscrições, acesse: http://www.internationalfishcongress.com.br/